06 fevereiro 2009

mogwai, aula magna

será curioso verificar que, apesar desta ter sido a terceira vez que vi os mogwai actuar e de conhecer muito bem toda a discografia da banda, ainda existem vários momentos em que os tipos me conseguem assustar e - dirá o meu cardiologista - provocar as mesmas arritmias que sinto quando o guimarães nos marca um golo quase a acabar o jogo e vejo que a vitória pode, fruto do fado estranho que nos acompanhou durante anos, escapar. 

está claro que os mogwai de hoje já não se revelam na curiosa estrutura que dissecaram ao longo dos 3 primeiros álbuns - começa uma guitarra, entra outra guitarra, entra a terceira e a bateria, carregam nos pedais para fazer muito barulho, voltam a acalmar, voltam a fazer barulho e terminam. no entanto, e apesar de os álbuns da segunda parte da carreira da banda escocesa estarem muito mais próximos do formato tradicional da canção rock (o que parece desgastar muita gente, mas que a mim não me provoca especiais calafrios), parece.me que os mogwai estarão eternamente talhados para as actuações ao vivo. 
foi um bom concerto, que não hajam dúvidas. 
não ombreia com a actuação de há 5 anos, no garage, da qual recordo 24 horas de audição reduzida, mas terá sido porventura melhor que a prestação em algés, em 2005. o local e a qualidade do som ajudaram. mas nisto também temos que contar com a maturidade dos rapazes, agora com ar de pais de família com uma supra-vontade de surpreender audiências e de empolgar as massas que alimentam o culto. 
e no fim de contas, tal como no futebol, saímos vencedores.

01. i'm jim morrison, i'm dead
02. ithica 27-9
03. i love you, i'm going to blow up your school
04. summer
05. scotland's shame
06. hunted by a freak
07. mogwai fear satan
08. thank you space expert
09. new paths to helicon (pt.1)
10. friend of the night
11. like herod
12. batcat

13. the precipice
14. 2 rights make 1 wrong

7 comentários:

Anónimo disse...

Epá, não é que me irrite o formato canção, que o Mr. Beast até se ouvia bem. Irrita-me é a temperatura constantemente amena do último.

Quanto ao susto, posso dizer que os gajos sabem fazer a coisa. Aquele momento mega-calmante da "Mogwai Fear Satan" seguido da raistaparta da bigorna cheia de guitarras foi das coisas mais lindas que já vi em concerto. Fosse sempre assim e precisavam de pôr ambulâncias à entrada da Aula Magna, certamente.

joséreisnunes disse...

apesar de também não ser grande fan, o the hawk is howling será, porventura, um álbum de transição para alguma coisa que aí há.de chegar. os dois anteriores, esses sim, apostavam no referido formato. e gosto bastante deles.
entretanto verifiquei aqui nos meus papéis que tocaram a satan nos 3 concertos que vi deles. mas esta deve ter sido a versão mais brutal, de facto. mesmo estando à espera do que lá vinha, não fugi de um valente cagaço.

Gonçalo Trindade disse...

Concerto óptimo, foi a primeira vez que os apanhei ao vivo mas não será certamente a última. Por acaso na Mogwai Fear Satan não apanhei um cagaço... mas com a Like Herod, quase que precisava de mudar de roupa interior. Porra. Era uma tensão tão grande que parecia um filme do Hitchcock. Das duas vezes em que a música explodiu, dei dois gigantescos saltos na cadeira. E aquelas luzes todas também não ajudaram. Belíssimo momento.

Anónimo disse...

Eu da "Like Herod" esperava aquilo e muito mais. A primeira vez que a ouvi com ouvidos de ouvir (será preciso fazer algum disclaimer relativamente ao que acabei de escrever?) foi numa viagem de autocarro entre a faculdade e a minha casa. O 60 estava semi-composto, como era habitual à hora de almoço e o Government Commissions estava fresquinho.

Aquela explosão foi brutal e foi parar directamente aos meus ouvidos. E depois há aquele final... que quase duplica a duração da música graças ao proverbial ruído de guitarras que fazem do feedback uma confortável almofada.

Enfim, fica o apontamento (e o precendente ímpeto, caso não tenham reparado).

joséreisnunes disse...

o 60 deve ser o autocarro mais indie de lisboa.

Anónimo disse...

Tem um quê de indie... mas sobretudo por ser muito castiço com todos os ciganos, velhotes, ciganos velhotes e mulheres com sacos com couves que por lá andam (e se sentam). Basta haver quem fale daquilo com distanciamento... e é indie. Claro que com ISCSP, Veterinária, Arquitectura e ainda a Agronomia ali no caminho... o potencial "indie" aumenta exponencialmente.

Mas é como o mercado da Ribeira. Se eu lá for às 6 da manhã comprar peixe, é indie. Se a minha mãe for, é só normal. :D

joséreisnunes disse...

com esta tiveste piada. não sei se foi por não ter percebido o que é que querias dizer. mas sim, estiveste em grande.